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Déficit de Aprendizagem

Dra. Sônia Cristina Carlos Quimas

A criança com amadurecimento intelectual, emocional e físico suficientes para aceitar com naturalidade as importantes modificações da rotina de vida que surgem com a vida escolar, que tenha sido previamente preparada para a socialização extra-familiar e que entre em uma escola com maleabilidade suficiente para atender suas necessidades específicas, deverá se adaptar rapidamente.

A inadaptação geralmente é revelada por queixas do tipo: recusa em ir à escola, agressividade, passividade, desinteresse, instabilidade emocional, comportamento desordeiro, somatizações,...

Quando surgem dificuldades, toda a relação "família-criança-escola" encontra-se alterada. Frente a uma criança específica, em última análise, pode-se dizer que a escolha daquela escola, naquele momento, não foi adequada; a criança é normal; porém, não corresponde às espectativas da família, que escolheu a escola segundo suas espectativas; a criança é normal, mas ainda imatura para a escolarização - a criança não é normal e precisa de uma atenção mais diferenciada!

A inadaptação escolar não resolvida resulta, na maioria dos casos, em insucesso escolar.

A abordagem da criança com mau rendimento escolar incluí:

  • os fatores individuais - a criança;
  • os fatores sociais;
  • os fatores institucionais.

A questão social agiria conforme o esquema:
Marginalização social
Carência bio-psíquico-social
Estrutura familiar
inadequada
Evasão escolarFalta de informação ou
recursos comunitários
Baixo rendimento escolar
Ausê na percepção auditiva;
  • Distúrbios da Motricidade
  • - hiperatividade e distúrbios da dominação hemisférica;
  • Distúrbios Físicos
  • - visuais, auditivos, lesões cerebrais, doenças crônicas, inclusive desnutrição;
  • Distúrbios Emocionais
  • Atividades Extra-curriculares
  • - trabalho e esporte;

    Os fatores que envolvem a escola recebem influência do sistema pedagógico brasileiro, que falam na "Teoria do Dom" - onde o fracasso escolar estaria relacionado a ausência de características individuais no bom aproveitamento dos ensinos escolares. A influência desta teoria determinou uma nova forma de realização pedagógica, com a divisão de classes mais ou menos homogêneas; sendo o critério discriminatório, o aprender com facilidade, ou pelo contrário ter dificuldade. Os menos aptos são ainda encaminhados para atendimento psicológico e pedagógico.

    Existe também, a "Teoria da Carência Cultural" que nos fala das crianças provenientes de baixas condições sócio-econômicas, apresentando em decorrência de seu ambiente desprivilegiado, deficiência no seu desenvolvimento neuropsicomotor "normal".

    A incapacidade de aprendizagem pode ser definida como: "desordem em um ou mais dos processos psicológicos envolvidos com o entendimento e o uso da linguagem, falada ou escrita, que podem ser manifestados sozinhos numa capacidade deficiente para ouvir, falar, ler ou escrever, soletrar ou fazer cálculos matemáticos" (LEI PÚBLICA 94-142 DE ATOS DE EDUCAÇÃO PARA TODAS AS CRIANÇAS DEFICIENTES - US OFFICE OF EDUCATION, 1977).

    CARACTERÍSTICA DAS CRIANÇAS COM INCAPACIDADE DE APRENDIZAGEM:

    Problemas Visuais Perceptuais:

    • Dificuldade de distinção de vários formatos e tamanhos;
    • Dificuldade de colorir, escrever e recortar;
    • Falta de estabilidade no uso das mãos; trocando a direita e a esquerda muitas vezes para realizar uma tarefa;
    • Letras e palavras ao contrário.

    Problemas de Memória e Atenção:

    • Dificuldade de concentração;
    • Não ouve bem;
    • Esquece fácil;
    • Não é capaz de seguir instruções com vários passos.

    Deficiência de Linguagem:

    • Demora no desenvolvimento da linguagem;
    • Tem dificuldades de formar sentenças e encontrar palavras certas.

    Problemas de Leitura:

    • Problema com os sons das palavras;
    • Dificuldade de entender palavras e conceitos;
    • Troca letras por ordem incorreta ou letras erradas.

    A criança, com incapacidade de aprendizagem, no início, se relacionará bem com as demais crianças, não é hiperativa e geralmente gosta de escola. Desde o momento em que o jardim de infância enfoca a maior extensão do desenvolvimento social, muito mais do que o aprendizado, a criança com incapacidade de aprendizado poderá dar-se muito bem neste nível escolar.

    Uma vez ingressando no primeiro grau, a situação mudará; agora lhe será cobrada a eficiência na leitura. Antes das primeiras férias escolares a c reforço positivo.

    Dra. Sônia Cristina Carlos Quimas
    Médica Chefe da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do
    Hospital Beneficência Portuguesa - São José do Rio Preto - SP
    E-mail:amos@sjp.nutecnet.com.br

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