Brinquedos e brincadeiras

Maria do Rosário Silva Souza

Explorando a cozinha :

- HORA DO LANCHE -

Na preparação de um sanduíche podemos ir conversando e perguntando à criança :
Quantas fatias de pão vamos usar ?
O que mais precisa para fazer o sanduíche ?
O que fazer se acabou o requeijão ?
Passo a maionese nesse canto, agora no outro canto, nesse canto debaixo...Quantos cantos tem ? Vamos contar juntos ?
Você quer inteiro ou metade ?
Posso cortar no meio formando dois triângulos...

Nesta brincadeira, é possível comparar e contar números, formar figuras e FACE=Arial>LEGUMES E FRUTAS -

Com batatas, cenouras, laranjas e maçãs...

Para ajudar a criança a compreender e ampliar significados de palavras, relações entre números, desenvolver maiores conhecimentos:

  • "Vou fazer batata para comermos, o que devo fazer ?"
    Explorar as palavras descascar, cortar, amassar, cozinhar, ferver, tempero, sal, água, faca, fogo baixo, fogo alto...
  • "Acho que preciso de 5 batatas...São quantas batatas ? Conte comigo e me ajude."
  • "Vamos fazer uma carinha na batata ?"( Com a faca fazer e nomear as partes : olhos, boca, nariz.)
  • "Tem muitas batatas no saco ? Grandes ou pequenas?"


E deixar que agrupe segundo os critérios : muito/pouco, grandes/pequenas ou grande/médias/pequenas.

Explique o que quer dizer os termos usados e que irá usá-los na escola.

Elogie todas as respostas obtidas.

- RECEITAS -

Para ampliar vocabulário, estimular a curiosidade e construir conhecimentos científicos:

  • "Vamos fazer um bolo?"

Enumere os ingredientes, comente as medidas usadas e confira se nada está faltando, deixe a criança participar, e literalmente "por a mão na massa"...

É importante que ela observe o processo da mistura dos ingredientes e os resultados obtidos.

Brigadeiros e outros docinhos também podem ter a contribuição da criança.

- SALADA DE FRUTAS -

Além de novas palavras, novos conceitos podem ser desenvolvidos.

Em relação às frutas, explore a forma redonda, oval, a cor, o tamanho, os conceitos : inteiro, metade...

  • "Isto é uma laranja inteira ou só um pedaço ?"
  • "Vamos cortar a maçã ao meio ? Com as duas metades, formo outra vez a maçã inteira."
  • "Corto a banana em pedaços e você conta quantos pedaços tem..."
  • "A maçã é uma fruta ou um legume ? (Explique o que é cada um.)
  • "De que cor é essa fruta ? Qual é seu formato ?"
  • "Como se colhem laranjas ? Você sabe como é ?" (Conte o fato em seqüência : A árvore é grande e alta / Pega-se escada para subir / As laranjas precisam estar maduras, amarelas / Colhem-se as laranjas e as colocamos na cesta / Depois trazemos para a feira...)

Explore também as sementes: como plantá-las e que delas nascem as frutas.

- PIPOCA E GUARANÁ -

Lembre-se... Fale enquanto prepara. Deixe a criança ajudar em tudo o que for possível.

Diga o que acontece em cada etapa para fazer a pipoca. E também comente os cuidados com o fogo e a panela quente.

Com o guaraná ensine os termos cheio e vazio e outras relações numéricas. Use copos de plástico.

Peça à criança para esvaziar um copo, colocar um pouco em outro copo.

Encha-lhe dois copos pela metade e ensine-a a encher um copo apenas com os conteúdos destes copos.

  • "Vamos encher sem derramar ?"
  • "Para que servem os copos ?"
  • "O que a gente pode tomar com o copo?" ( Estimule-a a pensar em vários tipos de líquidos.)

Brinque de contar, de agrupar (pequenos, grandes, diferentes, iguais) Tc...

A criança na cozinha pode ampliar vocabulário, conceitos, conhecimentos aritméticos, científicos, identificar, relacionar, comparar e se divertir!

Ela gosta de ritmo, de canções improvisadas, de rimas.

  • "Vamos amassar, amassar, amassar..."
  • "Vamos bater, bater, bater..."
  • "Vamos cortar, cortar, cortar..."

Todos os objetos da cozinha podem ser explorados na construção dos conceitos citados. Crie a vontade! E dê parabéns à criança a cada conquista.

- SUCATA - Desafio à criatividade -

Com embalagens vazias e limpas, você ficará surpresa com o que a criança pode fazer com elas.

Agrupar classificando-as segundo critérios de tamanho, cor,
forma, material, sequenciar, seriar, ler rótulos, procurar o diferente, inventar brinquedos e até pintá-los depois com tinta plástica.

Pode-se montar um boneco, identificar as partes do corpo, acrescentar detalhes, explorar cada vez mais novos conceitos : alto/baixo, comprido/curto, grosso/fino...

O telefone de brinquedo é outra sugestão muito interessante. Basta uma garrafa de plástico, fazer uma abertura na sua lateral, deixe-a ouvir a própria voz ou brinque de faz - de - conta.

Um saquinho pode esconder objetos e podemos brincar:

  • "O que é que temos aqui ?"

Fechar os olhos e tocar para descobrir o que se escondeu, é uma importante atividade tátil.

Uma caixa de ovos vazia com feijões, milhos, sementes, botões, tampinhas, moedas, ensina a criança a separar objetos semelhantes, agrupá-los nos compartimentos dos ovos. Esta habilidade de classifica& Observando os objetos sobre a mesa diga:

  • "Estou pensando em algo que uso para comer...o que é ?"

Ou esconda um objeto e pergunte : - "O que é que está faltando ?"

O brincar de "esconde - esconde" é muito bom com os objetos e brinquedos da criança e procurá-los é muito divertido e educativo ! Você irá oferecendo pistas : - "Está num canto longe de você..." "Está embaixo de uma coisa muito comprida..." "Está num lugar bem alto..."

Você faz idéia, do quanto seu filho aprendeu ? Em situações livres, porém, significativas, você pode ajudar no desenvolvimento do seu filho...

- EXPLORANDO O PRÓPRIO CORPO -

Com papel manilha, cartolina ou jornal, usando canetinha, giz de cera ou lápis de cor...
Desenhar o contorno dos pés.
Desenhar o contorno das mãos.
Desenhar e contornar o corpo da criança.
Acrescentar os detalhes que faltam.
Explorar os conceitos "direito/esquerdo".
Para que serve cada parte do corpo(a utilidade das mãos,
dos pés...)
Falar o nome de cada dedo.
Cantar músicas sobre as partes do corpo e fazer gestos apontando-as.
Recortar os desenhos feitos.
Colorir.
Montar o auto - retrato com o boneco do contorno do próprio corpo.
Brincar com a sombra.
Desenhar livremente a criança, como ela se vê.
Desenhar a sua família.

Lembre-se você está estimulando a criança para pensar e não, ensinando-a desenhar!

Estas atividades irão ajudar a criança estímulos.

Não esqueça que as vovós são maravilhosas com as crianças, com aquela boa dose de paciência, irão realizar com prazer as atividades sugeridas aqui.

Maria do Rosário S. de Souza.

Psicopedagoga - Campinas - SP

No próximo artigo, a convivência da criança com os animais.

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