![]()
- HORA DO LANCHE - Na preparação de um sanduíche podemos ir conversando e perguntando à criança : Nesta brincadeira, é possível comparar e contar números, formar figuras e FACE=Arial>LEGUMES E FRUTAS - Com batatas, cenouras, laranjas e maçãs... Para ajudar a criança a compreender e ampliar significados de palavras, relações entre números, desenvolver maiores conhecimentos:
Explique o que quer dizer os termos usados e que irá usá-los na escola. Elogie todas as respostas obtidas. - RECEITAS - Para ampliar vocabulário, estimular a curiosidade e construir conhecimentos científicos:
Enumere os ingredientes, comente as medidas usadas e confira se nada está faltando, deixe a criança participar, e literalmente "por a mão na massa"... É importante que ela observe o processo da mistura dos ingredientes e os resultados obtidos. Brigadeiros e outros docinhos também podem ter a contribuição da criança. - SALADA DE FRUTAS - Além de novas palavras, novos conceitos podem ser desenvolvidos. Em relação às frutas, explore a forma redonda, oval, a cor, o tamanho, os conceitos : inteiro, metade...
Explore também as sementes: como plantá-las e que delas nascem as frutas. - PIPOCA E GUARANÁ - Lembre-se... Fale enquanto prepara. Deixe a criança ajudar em tudo o que for possível. Diga o que acontece em cada etapa para fazer a pipoca. E também comente os cuidados com o fogo e a panela quente. Com o guaraná ensine os termos cheio e vazio e outras relações numéricas. Use copos de plástico. Peça à criança para esvaziar um copo, colocar um pouco em outro copo. Encha-lhe dois copos pela metade e ensine-a a encher um copo apenas com os conteúdos destes copos.
Brinque de contar, de agrupar (pequenos, grandes, diferentes, iguais) Tc... A criança na cozinha pode ampliar vocabulário, conceitos, conhecimentos aritméticos, científicos, identificar, relacionar, comparar e se divertir! Ela gosta de ritmo, de canções improvisadas, de rimas.
Todos os objetos da cozinha podem ser explorados na construção dos conceitos citados. Crie a vontade! E dê parabéns à criança a cada conquista. - SUCATA - Desafio à criatividade - Com embalagens vazias e limpas, você ficará surpresa com o que a criança pode fazer com elas. Agrupar classificando-as segundo critérios de tamanho, cor, Pode-se montar um boneco, identificar as partes do corpo, acrescentar detalhes, explorar cada vez mais novos conceitos : alto/baixo, comprido/curto, grosso/fino... O telefone de brinquedo é outra sugestão muito interessante. Basta uma garrafa de plástico, fazer uma abertura na sua lateral, deixe-a ouvir a própria voz ou brinque de faz - de - conta. Um saquinho pode esconder objetos e podemos brincar:
Fechar os olhos e tocar para descobrir o que se escondeu, é uma importante atividade tátil. Uma caixa de ovos vazia com feijões, milhos, sementes, botões, tampinhas, moedas, ensina a criança a separar objetos semelhantes, agrupá-los nos compartimentos dos ovos. Esta habilidade de classifica& Observando os objetos sobre a mesa diga:
Ou esconda um objeto e pergunte : - "O que é que está faltando ?" O brincar de "esconde - esconde" é muito bom com os objetos e brinquedos da criança e procurá-los é muito divertido e educativo ! Você irá oferecendo pistas : - "Está num canto longe de você..." "Está embaixo de uma coisa muito comprida..." "Está num lugar bem alto..." Você faz idéia, do quanto seu filho aprendeu ? Em situações livres, porém, significativas, você pode ajudar no desenvolvimento do seu filho... - EXPLORANDO O PRÓPRIO CORPO - Com papel manilha, cartolina ou jornal, usando canetinha, giz de cera ou lápis de cor... Lembre-se você está estimulando a criança para pensar e não, ensinando-a desenhar! Estas atividades irão ajudar a criança estímulos. Não esqueça que as vovós são maravilhosas com as crianças, com aquela boa dose de paciência, irão realizar com prazer as atividades sugeridas aqui. No próximo artigo, a convivência da criança com os animais. ![]() |
Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.