Correio Eletrônico

Eficácia da Pílula Anticoncepcional
30/12/2003


Minha dúvida é quanto à eficácia da pílula. Eu estou mantendo relações sexuais c/o meu noivo e como tenho um medo extremo de engravidar, ele não ejacula dentro da vagina.

Eu tomo a pílula Diminut e gostaria de saber se ela é realmente tão eficaz quanto as outras. O que realmente quero saber, é que, se tivermos uma relação "normal"(sem tirar o pênis na hora de ejacular) e eu estiver tomando as pílulas, não haverá risco de uma gravidez.

Talvez pela minha idade (36), tenho vergonha de perguntar estas coisas ao médico ginecologista que fui. Penso que ele pode me achar ridícula, por isso decidi lhe pedir estas informações. Decidimos não usar a camisinha. Sendo que tomamos esta decisão por termos feitos os exames pré-nupciais e os resultados ótimos.

Agradeço desde já a sua atenção.

Resposta

Cara amiga:

não há razões para vocês prosseguirem com o coito interrupto, ele causa mal para o relacionamento (principalmente para o homem), e não vai fazer diferença, porque as vezes é impossível o homem se controlar. A pilula deve proteger você sem riscos, se tomar direitinho. Se ainda tiver medo, volte a usar a camisinha.

Não tenha vergonha de perguntar ao ginecologista, ele está acostumado e encara com naturalidade. Ele pode te indicar uma pilula mais segura, e adequada à sua idade e perfil de saude ginecológica. Não se auto-medique, isso pode te prejudicar.

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP


Copyright © 1996-2003 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.