Correio Eletrônico

Alcoolismo Terminal e Cirrose Hepática
30/12/2003


Meu pai bebe whisky todos os dias e fica embriagado o tempo todo. Ele não consegue andar normalmente pois suas pernas parecem enrigecidas. Ele tem uma coloração acinzentada e às vezes chega a vomitar sangue de cor bem escura. Ele sente dores no estômago. E solta de sua pele uma espécie de óleo. Parecem que seus dedos estão sempre engordurados. Pode já ser cirrose?

Resposta

Seu pai parece ter sintomas avançados de comprometimento do fígado, possivelmente com cirrose obstrutiva em grau avançado. O vômito de sangue pode ser devido a varizes do esôfago, provocadas por hipertensão portal (aumento da pressão sanguinea na circulação dos intestinos, causada pela cirrose hepática). A dor no estômago pode ser causada por gastrite alcoólica ou consequência de ascite abdominal. A cor acizentada da pele pode ser causada por anemia. O enrigecimento das pernas pode indicar comprometimento do sistema nervoso ou então uma artrite alcóolica.

Outros sintomas indicativos, que você deve ter notado: 1) aumento da barriga (ascite); 2) edema dos pés e pernas; 3) cor amarelada dos olhos; 4) fadiga, náusea, perda de peso; 4) gengivite hemorrágica, hemorróidas; 5) perda de massa muscular; 6) confusão mental (encefalopatia hepática).

A doença é gravissima, pois dificilmente poderá tomar medicamentos, pois o fígado não aguenta a intoxicação resultante.

Com certeza, ele parece ter alcoolismo em grau avançado, e precisa ser tratado urgentemente:

1) parar de beber imediatamente, iniciando um tratamento com psiquiatra especializado, inscrevendo-se no Alcoolicos Anônimos de sua cidade, e possivelmente, internando-se em hospital.

2) Consultar um médico hepatologista ou gastroenterologista, fazendo exames completos do fígado (raio x, exame físico, ultra-som, exames laboratoriais de função hepática e outros). Também precisa ver se há varizes do esôfago e estômago, e em que grau de avanço estão. Para isso usa-se exames de gastroscopia. Existem cirurgias que podem salvar a vida dele antes que as veias arrebentem.

Seu pai está correndo risco de vida eminente. Uma ruptura das varizes do esôfago mata em poucas horas, por hemorragia incontrolável. Caso o fígado esteja muito comprometido ele também pode morrer de disfunção hepática grave. Neste caso, a unica solução é fazer um transplante hepático em uma grande cidade, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Campinas (UNICAMP). No entanto, demora muito para conseguir um lugar na fila, e cerca de 30% dos pacientes morrem antes de receberem o transplante salvador.

Existem outros diagnósticos compatíveis, também. Muito parecido com isso é a popular "barriga dágua", doença causada pela esquistossomíase (protozoário Schistosoma mansoni). Nesse caso, o álcool só agrava a doença, que é de origem infecciosa, crônica, e irreversível.

É impossivel fazer um diagnóstico etiológico seguro a distância, além de ser proibido pelo código de ética médica. Estas apenas são algumas indicações do que poderia ser, por isso é essencial você levar o seu pai a um médico, urgentemente.

Recomendo pressa e energia em fazer seu pai entender o perigo que corre.

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP


Copyright © 1996-2003 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.