Iniclamente gostaria de parabenizar a UNICAMP pelo serviço eletrônico. A minha dúvida relaciona-se a taxa de triglicérides que foi encontrada em meu exame de sangue. Esta taxa é de 483 mg/dl, sendo a de colesterol de 235 mg/dl. Tenho 30 anos, 1,82 m de altura e peso 90 Kg e não pratíco exercícos físicos regularmente. Portanto, acredito que a alta taxa de triglicérides deva ser preocupante. Tenho as seguintes dúvidas : - Qual a denifinição de triglicérides?
- Qual das taxas é mais suceptível a queda depois de dieta e exercíco físico: colesterol ou triglicérides?
- Devo repetir o exame depois de quanto tempo de mudança de meus hábitos alimentares e exercícos físicos?
- Esta alta taxa de triglicérides pode estar relacionada a uma alimentação com alta taxa de gordura nos dias que antecederam o exame?
- Devo repetí-lo imediatamente?
Desde já agradeço! Carlos Prezado Carlos, Os triglicerídeos são uma das formas que o nosso organismo usa para transportar as gorduras. A composição de nosso corpo é basicamente água! (60% do nosso peso é água). Observe na cozinha, a trabalheira que é, lavar a louça depois de uma refeição onde tinha muitos alimentos ricos em gordura. A água não a dissolve facilmente, e no nosso organismo acontece a mesma coisa. A natureza contorna este problema criando "pacotinhos" de gordura envoltos em substâncias (lipo-proteínas) que conseguem "dissolver-se" na água. Isto acontece com o colesterol e com os triglicerídeos. O triglicerídeo, técnicamente é uma molécula de glicerol (um éster do álcool o glicerol e 3 moléculas de ácidos graxos (grandes cadeias de carbono com uma hidroxila na extremidade)). Viu Carlos, álcool e ácido são solúveis em água! Quanto a queda destes níveis: Será mesmo verdade que o seu triglicerídeo e o seu Colesterol estão elevados? Causa freqüente de erro é o não cumprimento do jejum de 12 horas que deve preceder a coleta de sangue para este tipo de exame. Após um período de prática de exercícios (3 meses aproximadamente) os seus músculos conseguem incorporar e usar como combustível os triglicerídeos. O colesterol também diminui com uma vida menos sedentária. Por que o colesterol e os triglicerídeos são tão famosos? Eles são apenas um dos fatores de risco para o ataque cardíaco e para o derrame cerebral. Além da dislipidemia (nome técnico para o colesterol elevado) temos o fator hereditário, a pressão alta (hipertensão arterial), o tabagismo, obesidade, uso de medicamentos que elevam a pressão arterial e a associação com outras doenças como o diabetes mellitus a insuficiência renal crônica etc. Se você não tem outros fatores de risco ac
Núcleo de Informática Biomédica Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.
|