<

Correio Eletrônico

Combinação de Medicamentos para Tirar Apetite
8/11/2000
Gostaria de saber se o médico pode receitar o Plenty (sibutramina) em conjunto com o fenproporex, triac, fluoxetina e  fenilpropanolamina, para regime de perda de peso.

Resposta

De forma nenhuma. Essa associação múltipla de medicamentos é proibida e muito perigosa, devido às interações que podem surgir entre eles. 

O fenproporex e o Triac não são mais usados nos EUA, por causa dos efeitos colaterais sérios, por isso não foram incluidos na pesquisa. Mas posso dizer o seguinte: o Triac é um metabolito de hormônio da tiróide e provoca queima de gordura, mas causa efeitos colaterais em muitas pessoas, principalmente queda de pressão, lipotimia, mal-estar. O fenproporex é um inibidor de apetite (anorexígeno), e não deve ser usado com a sibutramina (Plenty), que é um provocador de saciedade (sacietógeno). Eles se potenciam e podem causar hipofagia séria. Ele foi proibido nos EUA para uso com outra droga inibidora do apetite, no chamado "esquema fen-fen", que causou problemas cardíacos em milhares de pessoas.

Fiz uma consulta a um software especializado. Este é o resultado da pesquisa de interação entre alguns medicamentos que você está tomando. Pela listagem abaixo, as interações são potencialmente muito sérias, seu médico deveria saber disso, há potencial para um processo por erro médico se você sofrer algum problema de saúde.

1. Interação severa entre fluoxetina e sibutramina: 

O risco da "síndrome de serotonina" pode ser aumentada se estas duas drogas forem tomadas conjuntamente. A síndrome de serotonina é um efeito adverso raro, mas muito sério, que exige atenção médica imediata e pode levar a reações como excitação, hipomania, agitação, perda de consciência, confusão, desorientação, ansiedade, disartria,  mioclono, taquicardia e vômitos. O uso concomitante destas drogas NÃO É RECOMENDADO.

2. Interação de gravidade média entre fluoxetina e fenilpropanolamina

Casos relatados sugerem que o uso concomitante destes dois medicamentos deve ser evitado, pois pode causar agitação, tontura, diarréria, ortostase e palpitações. Nota: médicos pediram recentemente ao governo americano (FDA), que proiba o uso de fenilpropanolamina em  todo o pais, pois é associado à casos freqüentes de hemorragia venosa.

3. Interação de gravidade média entre sibutramina e fenilpropanolamina

O uso combinado de sibutramina e agentes que causam aumento de pressão arterial ou da freqüência cardíaca, tais como  descongestionantes nasais, antitussivos ou antialérgicos, deve ser feito com cautela, pois podem interagir adversamente.

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
 

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.