<

Correio Eletrônico

Alopécia Areata
8/11/2000
Sou mulher, de 42 anos de idade, e ultimamente estou perdendo muito cabelo, já aparecendo calvicie em uma área da cabeça. Fui diagnosticada como tendo alopécia areata, e preciso muito saber qual a causa, como tratar, que dermatologista especializado devo procurar, e se existem centros no Brasil que fazem o tratamento em nível de excelência.

Resposta


Realmente, é um problema aflitivo para uma mulher. Praticamente todo dermatologista sabe as últimas novidades sobre alopécia areata e seu tratamento moderno. Não é preciso um centro especial para isso, embora, reconheça, seja um problema de difícil solução. É de origem auto-imune e não tem cura. O tratamento é diferente para pessoas com mais de 50% da área do escalpo afetada ou menos do que isso. Já foram tentados retin A, minoxidil, corticosteroides tópicos, cortisona injetável, zinco, PUVA, ditranol, DPCP e supressores auto-imunes, com resultados variáveis.

Não sou dermatologista, mas uma rápida pesquisa na Internet (usando o mesmo mecanismo de busca que recomendamos em nossa mensagem padrào), rendeu os seguintes resultados:

Tratamento altamente efetivo da alopécia areata em mulheres com a difenilciclopropenona (DPCP):
http://www.dermatology.org/skincare/hair/dpcp.html

Tratamentos modernos de alopécia areata:
http://www.follicle.com/types_areata.html

Lamento não poder ajudar mais. Por motivos éticos, não podemos indicar profissionais específicos. O seu seguro-saúde deve com certeza ter essa informação.

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
 

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.