<

Correio Eletrônico

Operação de Cataratas
12/11/2000
Sou mulher, 69 anos. Fui ao oftalmologista,  diagnóstico: cataratas,
muito adiantadas. Pediu um exame para confirmação de  diagnóstico a laser. 

Gostaria de saber sôbre meus próximos passos. Serei  encaminhada à cirurgia ? Laser ou não ? Devo tentar escolher ? Quantos  dias de internação ? Qual o preço comumente pedido ? Estas cataratas podem  voltar a crescer?  Poderei voltar à cirurgia? Existe algum método de controle sem cirurgia ?

Obrigada. 

Resposta

Sem dúvida nenhuma você deve se submeter à cirurgia. Possivelmente o diagnóstico por laser não seja necessário se o exame clínico mostrou inequivocamente cataratas em estado avançado. A operação é simples, tem excelentes resultados quando feita por bons cirurgiões oftalmologistas de renome. Se você tem seguro médico, ele possivelmente irá pagar o custo integral da operação. Normalmente se opera um olho de cada vez, com vários meses de intervalo entre uma operação e outra.

Não precisa ficar internado, a cirurgia é ambulatorial e você sai andando da clínica no mesmo dia. Não pode dirigir sozinha, no entanto, enquanto estiver com a visão tapada e a outra vista sem operar. A catarata nunca mais crescerá pois você receberá uma lente intraocular (cristalino) artificial (a catarata só dá na lente natural). Não existe método de controle sem cirurgia.

No HC da UNICAMP a operação de cataratas é gratuita. Procure o serviço de oftalmologia e cite este email. Mas, se você tem seguro médico ou plano de saúde, normalmente eles cobrem essa cirurgia.

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
 

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.