<

Correio Eletrônico

Criança Pequena Pode Usar Computador?
25/1/2001
Gostaria que alguem informado no assunto me informasse sobre a seguinte questão:

a) Meu filho de 2 anos e 6 meses, vai para a escola pela primeira vez, é claro, e na escola me avisaram que ele teria aula de computador.
Eu fui completamente contra, mas meu marido é a favor.

Sou contra pelo seguinte:

a) Trabalho com computador e sei dos problemas que ele traz.
Ora, se eu comecei a trabalhar no computador com aproximadamente 23 anos,  hoje tenho 34 anos e já sinto alguns pequenos problemas, avalie meu filho começando aos 2 anos e 6 meses.

Fico muito preocupada, gostaria que ele não participasse das aulas de informática.

Tenho computador em casa e não estimulo ele a usá-lo, faz de conta que ele nao existe em casa, assim mesmo faço com a televisão.
A brincadeira dele é parque, carro, bola etc...Não sou nem a favor de brinquedo eletronico.

Meu marido acha que se ele não participar das aulas ele vai ficar atrasado. Eu não concordo porque eu aprendi com 23 anos e trabalho no computador, navego na internete e aprender.
Meu marido como não entende muito de computador não quer que o nosso filho fique como ele sem saber nada de micro.
 
O meu medo é só de antecipar no meu filho a LER, ou outros problemas derivados da radiação que o micro possa transmitir em um adulto, avalie em uma criança que até então não está com a formação física completa, sua ´´arvore bronquica renovada (pois é só aos cinco anos que os alvéovos de renovam), e etc...
 
Por favor tire minha dúvida.

G.

Resposta

Cara G., tudo depende de como o computador é inserido na vida do seu filho, e como são as aulas de computador.

Não existe nada de misterioso com relação ao computador. Tente ver a coisa pelos olhos de uma criança do mundo de hoje. Proibir usar computador na escola é a mesma coisa que proibir usar caderno e lápis na escola.

Para ela, o computador não tem nada de especial, é apenas um objeto a mais do cotidiano. Desperta a curiosidade, pois vê os pais mexerem nele, é natural que queira explorar, também. Você é a mãe dele, é claro, e deve ditar os rumos da educação dele. Mas acontece que, hoje, todas as crianças pequenas com a idade do seu filho já sabem mexer, adoram colocar joguinhos, CD-ROM, escrever no teclado, fazer perguntas, ver sites do Disney na Internet, ouvir musiquinhas, etc. 

O computador pode ser a porta para um mundo maravilhoso de educação e entretenimento, muito mais do que a TV, pois é interativo. A criança fica fascinada de poder controlar alguma coisa, de ver o resultado de suas ações. Você vê o computador como uma ferramenta de trabalho, e tem uma visão diferente, mas não cometa o erro de passar essa visão para seu filho. Com 2 anos e meio, é óbvio que ele não vai trabalhar com o computador, mas um computador não é só isso, é também uma ferramenta de diversão e aprendizado. 

Me desculpe interferir, mas acho que seu marido tem razão. Se você limitar o acesso, vai ficar uma coisa misteriosa para ele, e ai é que vai aumentar a vontade de usar (e o pior, escondido, pois tudo que é proibido fascina...). Ë melhor encarar naturalmente, pois senão vc vai criar um diferencial grande em relaçao aos coleguinhas, e ele vai se sentir diminuido e "diferente". Por culpa da mãe!

Felicidades!

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
 

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.