<

Correio Eletrônico

Crescimento na adolescência
12/5/2002
Olá Doutor!

Gostaria muitissimo que o senhor me ajudasse num problema que está me causando muita tristeza e depressão.

Eu gostaria de ser igual a todas as meninas da minha idade sou o mais baixa da turma e gostaria muito de crescer mas não sei o que fazer, escrevo-te pois só assim acho que poderei obter algumas informações do que fazer para me sentir um pouco melhor comigo mesma pois não tenho condições de pagar um tratamento nem uma consulta com algum especialista ,estou sofrendo muito com isso por favor se o senhor poder me retornar o e-mail ficarei muito grata!

Eu tenho 15 anos recem feitos e tenho 1,56 e não consigo crescer estou desesperada nem sei se vou crescer mais... Te peço ajuda para que me dê alguma palavra de que poderei sei lá..quem sabe crescer , já fui muito humilhada nas agencias de modelos e sei que esse é um sonho que jamais podeirei realizar mas ainda me resta alguma esperança de crescer um pouco!

Desculpe incomoda-lo desde já agradeço, muito obrigada pela atenção e ficarei ansiosa por teu e-mail!

M.

Resposta

Cara M.:

em primeiro lugar, não precisa ficar tão desesperada assim. Você ainda é muito jovem, e deve crescer mais um pouco, pelo menos até uns 17 anos. Além disso, a estatura média da mulher brasileira é de 1,60 a 1,65, portanto você não está muito longe disso. Quanto à comparação com suas colegas de sua idade, não é correta, pois as meninas crescem em diferentes velocidades, mesmo tendo a mesma idade.

Cada pessoa nasce com um destino biológico de ter uma certa altura, que depende basicamente da altura dos seus pais. Não adiante "querer crescer", isso não existe. Existem pessoas bonitas e saudáveis de todas as alturas, e a não ser que você tenha uma deficiência nutricional ou hormonal, não há porque você se preocupar.

Meu conselho é que você consulte um pediatra especializado em crescimento. Vá a um hospital ou centro de saúde público (não paga nada, nem o tratamento que ele receitar). Peça para seus pais cuidarem disso para você. Este médico vai pedir uma radiografia dos seus ossos, principalmente do punho, mãos e coxas, que vai servir para avaliar qual é o seu potencial de crescimento (existe uma técnica para isso).

Coragem, não fique deprimida, pois você é saudável, e inteligente. Altura é só um detalhe. Aliás, em matéria de "arranjar namorado", saiba que a maioria das meninas altas tem mais dificuldade de conseguir namorados, justamente porque os homens gostam mais de meninas mais baixas do que eles, e do tipo "mignon" (estrutura delicada do corpo). É considerado mais feminino!
Preocupe-se mais em estudar, progredir na vida, e continuar a ter uma vida saudável e alegre. Mesmo se você for bonita, querer ser modelo é uma "roubada". Deixe isso para os "paus de virar tripa" (meninas altas e magérrimas...). 
 

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

Copyright © 1996-2002 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.