<

Correio Eletrônico

Vitaminas
15/05/97

Olá!
Pergunta 1: Muitos médicos aconselham a ingestão de vitaminas a partir dos alimentos naturais, existe alguma restrição quanto ao uso de vitaminas em cápsulas, em especial a "A", "E" e "C"?
Pergunta 2: O uso de cápsulas de gelatina como complemento alimentar da proteína tem alguma restrição?
Pergunta 3: Sucos concentrados enlatados estão incluídos na lista dos alimentos que devem ser evitados afim de reduzir o risco de câncer? Observação: os alimentos nos dias atuais já não são tão naturais.

Edson
O melhor meio de se obter saúde e qualidade de vida é através de uma boa dieta, exercícios físicos e evitar hábitos como o fumo e excesso de bebidas. A suplementação de vitaminas em cápsulas ainda é controversa, pois o organismo sofre tanto com as restrições quanto com os excessos. O excesso de vitaminas pode causar uma série de problemas, entre eles alterações da função imunológica. A suplementação de vitamina A, E e C sóestá indicada em algumas patologias especiais. Se você é saudável e se alimenta corretamente, não precisa de suplementos. Se você optar por usar suplementos, não use por tempo superior a 1 mês, pois os riscos de intoxicação existem.
Para a suplementação de proteína, o raciocínio é o mesmo: não precisa, a não ser em casos especiais. O excesso de proteínas pode desencadear crises de gota e alterações da função renal.
Quanto à possibilidade de câncer, depende dos corantes e conservantes usados. Os adoçantes já tem formulação suficientemente seguras para evitar este tipo de doença. Em geral não acarretam riscos, a não ser quando ingeridos em quantidades muito exageradas.
Dra. Sandra Gasparini - Geriatra e Gereontologa - Campinas/SP

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservado