<

Correio Eletrônico

Gripee Resfriado
06/08/97

Gostaria de obter uma matéria de fácil leitura (para leigos) sobre o que é GRIPE, o que é RESFRIADO, as diferenças e os cuidados para prevenção de ambos. Onde posso encontrar? Preciso para meados de julho.
Nas páginas da revista não encontrei.
Aguardo retorno,
Atenciosamente
Márcia
Cara Márcia
Em sentido amplo, o termo resfriado abrange qualquer infecção indiferenciada das vias aéreas superiores que se manifesta principalmente por uma coriza aguda afebril. A principal diferença entre o resfriado comum e outras infecções virais ou bacterianas é a ausência de repercussão sistêmica importante - não há febre e os demais sintomas sistêmicos, se presentes, são leves. Mais de cem diferentes vírus podem produzir o resfriado comum, às vezes mais de um vírus acomete a mesma pessoa. É das doenças respiratórias agudas a mais comum, incide mais em crianças na idade pré-escolar, ocorre o ano todo, especialmente nos meses de inverno quando atinge uma boa porcentagem da população em geral. O resfriado é transmitido através do contato direto pessoa-a-pessoa. Alguns indivíduos se infectam e transmitem o vírus sem apresentar qualquer sintoma. Os vírus são transmitidos veiculados em gotículas aerossolizadas emitidas durante o ato de espirrar, falar, tossir ou respirar. A transmissão também pode ocorrer por contato manual. A porta de entrada do vírus é o nariz. Período de incubação curto geralmente de 1 a 4 dias. Sintomas mais comuns por ordem decrescente de freqüência: secreção nasal, obstrução nasal, garganta dolorida ou seca, mal-estar, secreção pós nasal, dor de cabeça, tosse, espirros, calafrios, ardência nos olhos e mucosas, dores musculares. O grande número de vírus diferentes causadores do resfriado impossibilita o emprego efetivo de vacinas.

Agripe (influenza) é uma virose aguda, usualmente acompanhada defebre e prostração. A repercussão sistêmica,caracterizada por dor de cabeça, dor muscular e fraqueza, nãoguarda proporção com a relativa benignidade dos sintomaslocais, provocados pela infecção prim&a populações institucionais, estes vírus nãocausam pandemias. Os vírus do grupo "A" são osresponsáveis pela doença difusa epidêmica e pandêmica.Sua mutação é intensa e define o aparecimento de umnovo subgrupo e expressa-se epidemiologicamente pela ocorrência deuma nova pandemia a cada dez anos em média. As epidemias ocorremprincipalmente nos meses frios de inverno, durando cerca de um mês.Costuma incidir primeiramente em escolares, depois em adultos jovens, e,finalmente, em membros mais idosos e menos ativos (provavelmente menosexpostos) da comunidade. A mortalidade - menor que 1% - atinge sobretudoos dois extremos etários e depende principalmente da complicaçãocom pneumonia bacteriana. A infecção gripal pode ser assintomática,acompanhar-se apenas de febre leve ou causar o quadro clínico febrilcaracterístico. Os principais sintomas são: febre (38,3ºCa 41ºC)de início brusco com 3 a 5 dias de duração,dorDr.Paulo César Madi - Clínica Médica - Santo Antônioda Posse - SP

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.