<

Correio Eletrônico


Melanoma in situ
27/11/96
Gostaria de ter informações sobre Melanoma in situ, ou melanomamaligno de pele. Suas causas, efeitos, tratamento, enfim o que é Melanoma ese tem cura.
Rosana
Melanoma maligno é um tumor de pele de células produtoras de melanina (melanócitos). Ele é situ, quando ainda não iniciou invasão das camadas mais profundas da pele. Nesta fase, se detectado, é curável, na imensa maioria dos casos. Geralmente, tem início em lesões benígnas chamadas "pintas", situadas na pele. São visíveis pelo seu aspecto escuro, quase preto. (nem todas as pintas podem ser lesões suspeitas ou pré-malígnas). A opinião do dermatologista ou oncologista e também cirurgiões plásticos, é importante. O importante é detectar este tipo de tumor na sua fase suspeita ou pré-malígna, para obtenção de cura. Por se tratar de um tumor extremamente malígno, é difícil ser curado quando já iniciou a invasão. A doença, no início, já com extrema gravidade, pode não dar sintomas. Lesões que crescem, coçam intensamente sem cessar ou sangram, devem ser investigadas, urgentemente. O sol, em excesso, pode constituir um bom coadjuvante no desenvolvimento de melanomas. O tratamento, assim como na maioria dos cânceres, é loco-regional (geralmente cirúrgico), quimioterápico (drogas) e radioterápico. Deve ser consultado um cancerologista para detalhar o tratamento com precisão.
Dr. Lélis Passos Valente - ginecologista e obstetra - planejamento familiar CRM 17069 - título de especialista em ginecologia e obstetrícia (TEGO 81/82) UNICAMP 1971 (ano de formatura)

P>

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.