<

Correio Eletrônico


Colecistopatia Crônica Calculosa
17/01/97
Trabalho numa empresa que me permite acesso a Internet, e na impossibilidade financeira e com certo desespero peco a gentileza de uma ajuda tipo on-line esclarescimentos por este meio.
Minha mae consultava e fazia exames de rotina pois ja faz muito tempo tem calculos/pedras na vesicula, constatado por varios "ataques" que foram-se amenizando com o tempo devido a seu cuidado com a alimentacao. Porem, numa ultima ecografia realizada neste ano no Hospital de Clinicas de Porto Alegre, visando exame de rotina, foi nossa surpresa quando o resultado foi um diagnostico que diz literalmente:
..... polo superior do rim esquerdo observa-se lesão expansiva de contornos bem definidos, estrutura solida, heterogenea, mede 7,5 cmt. no maior eixo com volume aprox. de 100 cm3. Dilatacao da veia renal esquerda mede 1 cmt de diametro e apresenta fluxo turbulento, concluindo: COLESISTOPATIA CRONICACALCULOSA COM PROVAVEL RELACAO COM NEOPLASIA RENAL.......
Os medicos pediram entao uma Tomografia Compuadorizada, explicando que precisavam ve-lo mais de perto.
Porem, nao temos condicoes financeiras, pois o custo nesta cidade e de R$800.oo e como leigos no assunto nao sei qual a real gravidade e se vai se fazer necessaria a retirada do rim.
Gostaria, por gentileza, ja que no desespero apelo por esta ferramenta que uso no meu serviço/trabalho; se fosse possivel me dar uma explicacao mais detalhada e "melhor entendimento p/leigos" da doenca, gravidade, possibilidade operatoria imediata necessaria?, riscos anestesicos, tratamento, urgencia, qual a condicao de 1 paciente ficar sem 1 rim, cuidados e privacoes; para poder posicionar-nos a fim de poder procurar ajuda e se realmente existe onde encontra-la com impossibilidade financeira. (se houver impossibilidade da sua parte e custo pela consulta peco gentileza so enviar links o enderecos onde poder consultar).
Minha mae tem 65 anos, porem apresenta excelente condicao fisica para a sua idade - "aparente" ate constatar esta doenca na ecografia.
Patricia

Cara Patricia. Pelo seu relato, eh quase certo o diagnóstico de tumor maligno do rim. Eh um dos poucos tumores malignos cuja cura se obtem pela cirurgia, apenas, desde que seja feita em estágios iniciais da doença. Porém, mesmo em estágios mais avançados, o tratamento cirúrgico eh condição "sine qua non" para obtenção de contrôle e/ou melhora. Ou seja, o não tratamento cirúrgico implica em invasão de outras estruturas pelo tumor, de consequencias funestas. A cirurgia deve ser feita o quanto antes, assim que o diagnóstico completo da situação tiver sido feito. A tomog condições de operar e acompanhar a evolução do caso da sua mãe.

Dr. Cálide Soares Gomes - Medicina Virtual - Urologia e Andrologia

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.