<

Correio Eletrônico

Acidez Vaginal
17/04/97
Há meses tenho uma coceira nos lábios externos vaginais. Fui ao meu médico 2vezes e ele examinou o local - mas não pediu exames laboratoriais - e disse que não havia nada de errado que era talvez uma alergia e eu deveria descobrir do que.
Aqui onde moro não posso consultar um especialista sem a indicação do meu médico (Clínico geral) e portanto fui tentar me informar em livros e li que o uso da pílula - meu caso - e outros fatores podem alterar a acidez do muco vaginal e isso pode causar coceiras.
Uso no local vaselina pura quando a coceira incomoda mas me preocupo com o fato de não obter mais informações. Minha pergunta é - finalmente! - devo me preocupar com essa coceira ou não? Tenho 28 anos, sou casada e nunca tive uma gravidez ou doenças venéreas.
Obrigada

Lígia

Com princípio, não há necessidade de alarme, pois o seu sintoma é muito comum nas mulheres que têm vida sexual ativa. Realmente, a mudança na acidez vaginal pode favorecer o aparecimento de pequenas infecções, que não são doença venérea, mas causam corrimento (nem sempre visível externamente), coceira e, às vezes, até dificuldade para manter relações sexuais.
A pílula anticoncepcional não causa estes sintomas; quanto muito, piorao que já existe. Agora, é muito importante que você consulte um Ginecologista, pois será necessária a colheita do Papanicolaou que, como você já deve saber, é o exame anual preventivo de câncer de colo uterino e permite o diagnósticode várias doenças infecciosas do aparelho genital.
Além deste exame, será necessária uma Colposcopia, isto é, um exame dos órgãos genitais, do interior vaginal e do colo uterino através de uma lente de aumento. Qualquer imagem suspeita já permite que se retire, com anestesia local, um pequeno pedaço para exame (biópsia).
Espero te-la tranquilizado.
Um abraço.

Dr. Irineu Wajntraub - Ginecologia e Obstetrícia

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.