<

Correio Eletrônico

Ponte de Safena
12/09/97

Saudações,
Por favor, me responda: o que é a ponte de safena, quais os tipos existentes e quais os pacientes indicados para tal procedimento? Quando se indica um paciente para Cateterismo cardíaco ou para Ecocardiograma?
Obrigada,

Renata

Renata
Chama-se ponte de safena à cirurgia que utiliza um segmento da veia safena, da perna, para desviar sangue da aorta (principal artéria do corpo, que sai do coração) para as artérias coronárias (que irrigam o coração). O nome completo da cirurgia é "cirurgia de revascularização miocardica (músculo do coração) por ponte de safena aorto-coronária. Os tipos existentes só dependem de qual artéria coronaria receberá a safena. Esta operação está indicada para aqueles pacientes que tem comprometimento da irrigação cardíaca (isquemia) por obstrução de artérias coronarias, com risco de enfarte (morte do músculo cardíaco por falta total de irrigação sangüínea). Há uma variante da ponte de safena chamada de implante de mamária, que usa a artéria mamária interna para irrigar as coronárias. Esta última da melhores resultados.

Ecocardiograma é um exame não invasivo, indolor, de ultra-son do coração para avaliar dimensões e funcionamento das válvulas cardíacas e do coração como um todo.

Cateterismo cardíaco é um exame invasivo, realizado com a introdução de um ou vários catéteres (tubo fino e oco) nas veias ou artérias e levado ao coração para medir pressões nas várias camaras cardíacas e injetar contraste opaco aos Raios-X, permitindo, por cine ou video a análise do funcionamento cardíaco. Freqüentemente são exames que se completam. O ecocardiograma faz uma primeira análise e quando necessário o cateterismo completa o estudo. As artérias coronárias só são visíveis pelo cateterismo com cinecoronariografi ou vídeo.

Marcapasso cardíaco artificial é um sistema eletrô

Dr. Adalberto Menezes Lorga - Cardiologista - São José do Rio Preto - SP

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.