Antibióticos e dentes fracos, o que você sabe sobre isso?

 

Drª Lúciana C. Picon

Muito receitados por dentistas e médicos, os antibióticos são acusados de serem os causadores de dentes fracos e manchados, mas isso nem sempre é verdade.

Alguns agentes químicos realmente podem interferir nas formação dos dentes, mas isso não é uma regra geral.

Dos antibióticos existentes no mercado, o único que comprovadamente causa problemas nos dentes é a TETRACICLINA (nome farmacológico).

Devido à sua ação maléfica aos dentes, hoje os profissionais de saúde não receitam mais esse medicamento para as crianças e gestantes.

Esse tipo de antibiótico, só comprometerá a estrutura dental caso sua utilização tenha sido feita na mesma época em que o dente estava em formação.

Essa questão: destes fracos X antibióticos, deve ficar muito bem esclarecida principalmente para os responsáveis pelas crianças, que muitas vezes acusam os antibióticos injustamente por problemas que, provavelmente, são de sua própria responsabilidade como: falta de controle da dieta de açucares e hábitos errados de higiene oral.

 

Drª Lúciana C. Picon

Cirurgiã dentista

Atende no CECON - UNICAMP (Centro de Atendimento àComunidade da Unicamp) e em Clinica Particular na cidade de Campinas, SP.

 

Onde Encontrar Mais Sobre o Assunto.

Revista OdontOnline - http://www.epub.org.br/odonto


Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.