Aparelho Reprodutor Masculino
 

No feto masculino, os órgãos reprodutores, os testículos, ficam no interior do abdome e só descem para a bolsa escrotal um pouco antes do nascimento. O aparelho reprodutor geralmente amadurece entre os 11 e os 17 anos, com o aumento do pênis e a capacidade de ejacular.

O aparelho reprodutor masculino é constituido pelos genitais externos - o pênis e o escroto com os dois testículos - e um conjunto de órgãos internos: a glândula próstata, duas vesículas seminais e dois tubos chamados vasos deferentes. O esperma é continuamente produzido nos dois testículos e vai para o epidídimo, onde fica amadurecendo por 2-3 semanas, quando então passa para os canais deferentes.

Os sintomas de distúrbio genital são dor, inchaço e inflamação, e eles devem sempre receber atenção médica. Os problemas incluem males internos devido a machucados externos na egião da virilha, infecção do trato urinário e, com menor frequência, orifício muito estreito no prepúcio do pênis.

O que é fimose?

A fimose é definida como a impossibilidade de exteriorizar a cabeça do pênis ou glande ao se tentar retrair o prepúcio. A fimose verdadeira é quando na extremidade do prepúcio existe um anel esbranquiçado, inelástico e duro. .

A chamada fimose fisiológica é a situação mais comumente verificada e trata-se de aderências entre a glande e o prepúcio e que se desfazem muito facilmente com o tempo. Não existe o anel esbranquiçado na extremidade do prepúcio. A conduta deve ser conservadora e a cirurgia não é necessária.

Para aprofundar-se:
Bexiga
Ducto deferente
Vesícula seminal
Ampola do ducto
Testículos
Epidídimo
Bolsa escrotal
Próstata
Glândulas Bulbo-Uretrais (ou Glândulas de Cowper)
Pênis
Uretra
em:  Anatomia do Corpo Humano

 

Copyright © 2000 Silvia Helena Cardoso

Todos os direitos reservados. Cópia proibida sem a autorização escrita do autor
Cedido para o Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP
para utilização exclusiva na revista "Saúde & Vida On-Line"