<
Métodos Anticoncepcionais

Dra Silvia Helena Cardoso

 
Os métodos contraceptivos, ou anticoncepcionais, previnem a fertilização ou a implantação do ovo, dada pelo encontro do espermatozóide masculino com o óvulo maduro na trompa uterina, e tem por objetivo evitar a gravidez.

As estruturas e funções do aparelho reprodutor feminino são reguladas pelos hormônios sexuais,  estrógeno e progesterona. Estes hormônios são produzidos pelos ovários. Nos ovários são econtrados os folículos, os quais contém os óvulos. A menina já nasce com milhões de folículos (cerca de 2 milhões), mas a maioria degenera, e na época da puberdade restam ainda em torno de 300.000 folículos. Os folículos liberam aproximadamente 450 óvulos durante a fase reprodutiva da mulher, um em cada ciclo menstrual. Os folículos restantes, com seus óvulos, degeneram ao longo dos anos. Quando não ocorre a fecundação, o óvulo é eliminado durante a menstruação, ao final do ciclo.

Os métodos contraceptivos se dividem de acordo com o mecanismo de atuação:
 

  • Prevenindo a penetração dos espermatozóides no útero (são os chamados "métodos de barreira", por exemplo: camisinha masculina e feminina, diafragma, ou os métodos espermicidas, que matam os espermatozóides;
  • Impedindo a ovulação (são os métodos hormonais, ou anovulatórios, como os anticoncepcionais orais, ou pílula, e os injetáveis ou subcutâneos, ou o DIU com hormônio, ou MIrena). A última novidade é a "pílula do dia seguinte", ou contracepção de emergência;
  • Métodos cirúrgicos ou esterilização: impedem a entrada do óvulo no útero (ligadura das trompas) ou a chegada do espermatozóide ao esperma (vasectomia)
  • Impedindo a fertilização do óvulo pelos espermatozóides (ex.: métodos comportamentais, como a tabelinha e os métodos de determinação da ovulação por temperatura ou muco cervical)
  • Evitando a implantação do ovo no útero, ou métodos endoceptivos (ex.: DIU - dispositivo intra-uterino)


Neste artigo você saberá mais sobre cada método anticoncepcional usado atualmente.

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.