<
Métodos Anticoncepcionais
Tabelinha

Dra. Silvia Helena Cardoso

A tabelinha, ou método do calendário, é um método de regulação de fertilidade através da abstenção de relações sexuais em determinados períodos. Através de seu ciclo menstrual a mulher pode saber quais os dias em que está em seu período fértil e os dias em que ela pode manter relações sexuais sem riscos de engravidar. Por isso, são chamados de métodos comportamentais.

São os únicos métodos aprovados pela Igreja Católica, para as pessoas que, por motivo religioso ou outro, não querem evitar gravidez por outros métodos. No entanto, são pouco eficazes se não forem combinados com outros métodos, como preservativos ou espermaticidas, pois dependem da abstenção voluntária nos períodos férteis da mulher.

Teoricamente a mulher é fértil no meio do seu ciclo. Ou seja nos ciclos mais comuns de 28 a 30 dias a fertilidade máxima seria entre o 13º ,14º e 15º dia, contando o primeiro dia da menstruação como dia 1º.

Para que o método comportamental funcione melhor, é importante determinar com maior precisão a data em que ocorre a ovulação. O primeiro método comportamental descoberto, chamado vulgarmente de "tabelinha", ou método de Ogino-Knaus (nome dos dois médicos que o inventaram), baseia-se apenas na duração teórica do ciclo menstrual, e da época em que ocorre a ovulação, aproximadamente. É um método que deve ser utilizado apenas por mulheres que têm um ciclo menstrual regular, calculado hoje em 20% da população feminina. Dá muito trabalho antes, pois a mulher deve anotar o início e o fim da menstruação durante seis meses. Por esses motivos, caiu em desuso, pois ignora variações individuais e de ciclo para ciclo.

Para calcular por esse método o seu período fértil, você deve subtrair 18 dias da duração do seu ciclo mais curto (anotado durante os seis meses de observação). Este é o dia em que se inicia o período fértil, estatisticamente. Pra calcular o dia correspondente ao fim do período fértil, subtrais 11 dias da duração de seu ciclo mais longo.

Por exemplo:

Duração do ciclo mais curto: 26 dias
Duração do ciclo mais longo: 30 dias
Início do período fértil mais provável: 26-18=8
Fim do período fértil mais provável: 30-11=19
Então deve-se evitar relações entre o 8o. e 19o. dias do ciclo, que é contado a partir do primeiro dia da menstruação. Vamos supor que este dia foi o dia 5 de dezembro. Então o período fértil será entre os dias 12 e 23 de dezembro.
 

Método da Temperatura

Atualmente, os métodos de "tabelinha" mais utilizados são os que procuram determinar o período de ovulação por alguma forma objetiva ou de mensuração, tal como a medida da temperatura na vagina ou a observação do muco cervical. 

O primeiro método baseia-se no fato que, por um ou dois dias ao redor da ovulação, a temperatura em repouso da mulher (logo ao acordar, chamada de "temperatura basal", aumenta um pouco. Para usar esse método, a mulher deve medir e anotar sua temperatura logo de manhã, todos os dias, antes de comer ou fazer qualquer esforço, e anotar os resultados, durante dois ou mais ciclos menstruais. Depois de estabelecer qual é a sua variação normal, e qual o padrão de aumento por volta do 14o  dia da menstruação, na ovulação, ela pode usá-lo para evitar as relações sexuais no período fértil.

Método de Billing

Este também é um método comportamental, em que o indicador objetivo da ovulação é a consistência do muco cervical, que pode ser tirado pela mulher da parte mais funda da vagina com o auxílio de um cotonete.

O muco cervical aparece cerca de 2 a 3 dias depois da menstruação, e inicialmente é pouco consistente e espesso. Logo antes da ovulação, ele atinge o chamado "ápice", em que fica bem grudento. Testa-se colocando-o entre o indicador e o polegar e tentando-se separar os dedos. Cerca de 4 dias após este ápice inicia-se o período infértil novamente.

Esse método também exige observação sistemática e responsabilidade por parte da mulher durante vários meses, até conhecer bem o seu ciclo e o muco. No entanto, qualquer alteração provocada por doença, ou quando a mulher tem pouco ou muito muco, o método se torna pouco confiável.

Apesar de ser muito raro há casos de mulheres que engravidaram em qualquer época do ciclo, até mesmo na menstruação. Tabelinha é extremamente perigoso em adolescentes, pois seu ciclo pode sofrer variações muito grandes de mês a mês. Outra grande desvantagem do método da temperatura é que se a mulher tiver alguma doença, como um simples resfriado ou virose, todo o esquema se altera, tornando impossível retomar a linha basal, ou saber se o aumento de temperatura é devido à ovulação ou a febre.

Por esses motivos, esses método é mais utilizado para o objetivo inverso, ou seja, quando a mulher deseja engravidar.

Índice de falha:  10% a 25%

Índice
Tabelinha
Camisinha
Diafragma
Espermicidas
Pílula
Pílula do Dia Seguinte
Injetáveis
Mirena
DIU
Vasectomia
Ligadura das Trompas

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.