<
Métodos Anticoncepcionais
Injeções


Dra Silvia Helena Cardoso

É um método bastante seguro, constituido de injeções ou implantações subcutâneas sólidas de hormônios sexuais femininos, que impedem que a mulher ovule, impossibilitando desta forma a gravidez. Portanto, funcionam como a pílula, com a diferença de que, ao invés de tomar oralmente todos os dias, pode ser aplicado a cada três meses, ou mensalmente. Pode ser usado por mulheres que estejam amamentando e não oferece risco de câncer no seio nem no colo do útero.

As principais indicações das injeções são para as mulheres que esquecem a pílula, que não podem tomar a pílula via oral, e para as mulheres que tem de esconder o uso de anticoncepcional.

Existem três tipos de anticoncepcionais injetáveis: Uno-Ciclo e Perlutan, Mesigyna e Cyclofemina, e Depo-Provera 150.

  • Para o Uno-Ciclo e Perlutan a injeção deve ser feita no 8º dia da menstruação. Sempre considerar o início da menstruação como o primeiro dia.
  • Para a Mesigyna e Cyclofemina, a primeira injeção deve ser feita no 1º dia da menstruação e dai em diante a cada 30 dias.
  • Para a Depo-Provera 150 a data ideal de início, é o mais próximo possível da menstruação e dai em diante a cada três meses.
Para Uno-Ciclo, Perlutan, Mesigyna e Cyclofemina as vantagens e desvantagens são as mesmas da pílula anticoncepcional, com a exceção de que a mulher não precisa se lembrar de tomar todos os dias. Não existe suspensão da menstruação.

Para a Depo-Provera 150 existe a vantagem de ser aplicada a cada 3 meses, mas a desvantagem de provocar ausência de menstruação e a fertilidade demorar um pouco para voltar.

Somente o médico pode receitar injeções ou implantes anticoncepcionais. É importante fazer consultas regulares com o ginecologista, ou toda vez que surgir algum efeito indesejável da injeção.

As contraindicações são semelhantes às das pílulas, mas como as dosagens dos hormônios são mais fortes, os efeitos colaterais podem ser mais freqüentes.

Índice
Tabelinha
Camisinha
Diafragma
Espermicidas
Pílula
Pílula do Dia Seguinte
Injetáveis
Mirena
DIU
Vasectomia
Ligadura das Trompas

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.